Passo a passo: Espírito do Vinho

vino-05122011-411

Espírito do vinho é um sabonete natural, feito pelo método a frío. Nosso sabonete de sempre com un novo look: sem corantes.

Espírito do Vinho Original (primeira versão): corante branco ou DT na parte mais clara

Vamos lá!!!

Segurança: Trabalhar com soda cáustica é muito perigoso. Óculos de proteção, luvas e uma máscara facial. SEMPRE trabalhar fora do alcance de crianças e animais de estimação. Tenha certeza que você entende o proceso!!!!

Materiais: recipientes de aço inoxidável, plástico ou vidro (que suporte bem  temperaturas altas tipo Pyrex), molde/forma em madera ou silicona, balança (podemos usar uma balança de cozinha), colher de madera ou espátula, varinha mágica, termómetro, film transparente.

Ingredientes:

Passo a passo:

  1. Pesamos sempre todos os ingredientes mesmo os líquidos.
  2. Misturamos num recipiente os óleos essenciais, tintura de benjoim e glicerina (9 gr lavanda fina + 9 gr geranio + 9 gr ylang-ylang + 9 gr tintura de benjoim + 10 gr glicerina vegetal). Cobrimos e reservamos para o “traço”.
  3. Colocamos num recipiente (plástico duro, aço inoxidável ou vidro tipo Pyrex) 123 gr de água (ou infusão congelada) + 20 gr de açúcar. Misturamos muito bem.
  4. A seguir acrescentamos lentamente a soda (83 gr), mexendo sempre, na mistura anterior. SEMPRE A SODA SOBRE A ÁGUA. Inicialmente a mistura fica turva mas depois de alguns minutos se torna transparente. Deixamos esfriar. Se existirem partículas não dissolvidas de soda, coamos (passador muito fino).
  5. Colocamos as manteigas e os óleos duros (60 gr cacau + 85 gr karite + 119 gr coco) num recipiente distinto e aquecemos lentamente até fundirem. A seguir, acrescentamos os óleos líquidos (354 gr azeite + 23 gr graínha de uva) e misturamos muito bem.
  6. Assim que as duas misturas atingem a mesma temperatura (30º – 45º) adicionamos a solução de soda na mistura de óleos mexendo sempre.
  7. Continuamos a mexer. Já podemos usar a varinha. Quando a massa de sabonete começar a ficar com uma cor mais branca (“traço” ) o sabonete já está quase pronto.
  8. Agora acrescentamos a redução de vinho (90 gr), no meu caso um Rioja, e misturamos (colher) novamente.
  9. Acrescentamos a mistura (ponto 2) óleos essenciais + glicerina + tintura benjoim. Misturamos (colher)
  10. Colocamos a massa do sabonete dentro da forma/molde e cobrimos com papel/film transparente. Após cobrimos com uma toalha (ou colocamos num local quente). Deixamos a massa 24 horas para que a reação de saponificação se complete.
  11. Retiramos do molde e cortamos. (Se o sabão estiver um pouco mole, deixamos descansando por mais 24 horas
  12. Esperamos 4-6 semanas e…. sabonete pronto!!!

O desafio foi lançado… Atrevem-se a experimentar???

Fiquem por aquí…

*Tudo o que precisamos para fazer o sabonete “Espírito de vinho”: https://hadalavanda.pt/loja/

**Pedimos desculpas pelos erros de ortografia e/ou gramaticais. Erramos muitas vezes, ainda estamos aprendendo…

Hada Lavanda

Meu nome é Rocio Lorenzo, espanhola de nascimento, portuguesa de adoção e apaixonada por um estilo de vida natural e saudável. Para mim, fazer cosméticos é uma maneira de estar em contato com a natureza que nos dá tudo e nos ensina tanto.

One thought on “Passo a passo: Espírito do Vinho

  1. carla rocha says:

    Adoro!!!! Tb prefiro um estilo de vida saudavel, ambientes rurais e estou no inicio de um percurso de aprendizagem na arte da saboaria tradicional. Agradeço ter a possibilidade de aceder a diversas receitas de sabonetes que a hada lavanda publicou. Gostaria de brevemente entrar em contacto com vocês para aprender mais e conhecer melhor os vossos produtos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *