Água Rainha da Hungria

reina de hungría

Hoje inauguramos nosso blog com uma receita escolhida por noss@s amig@s através da nossa página Hada Lavanda

De acordo com uma lenda do século XIII, com 72 anos de idade, a rainha Isabel da Hungria sofria dores reumáticas. No momento em que ela começou a usar esta loção alcoólica (tintura) que conseguiu restabelecer a sua saúde. Diz-se que a rainha rejuvenesceu. Muitas outras senhoras de uma certa idade começaram a usar este tónico, sob o nome de: Água da Rainha da Hungria. Um tónico que dizem elimina as rugas e mantém o frescor da pele. Muitos afirmam que, depois de usar este tónico, o rei da Polônia pediu em casamento a Isabel, mas ela, por amor a Deus, se recusou a proposta, porque ele acreditava que era o Senhor que lhe tinha enviado o elixir tão maravilhoso.

Deixando de lado as lendas, a verdade é que este tónico é delicioso e eficaz.

Existem muitas versões desta receita. Diz-se que a receita original era álcool, lavanda e alecrim (feita com planta fresca).

Hoje em dia uma das receitas mais conhecidas (com planta fresca) é:

Colocamos em um frasco limpo e seco, as plantas frescas e álcool. Fechamos bem o vidro e guardamos num local escuro e fresco (2 semanas no mínimo). Todos os dias, temos de agitar bem o frasco. Coamos e passamos para outro recipiente de vidro, também muito limpo e seco. Acrescentamos a água de Flor de Laranjeira e deixamos “madurar” duas semanas mais.

Feito!!! Já temos nossa Água Rainha de Hungria tradicional.

 

Minha receita: ligeiramente modificada e adaptada aos tempos modernos.

(*Inverno: 5 gt óleo essencial Tangerina ou óleo essencial Laranja doce + 5 gt óleo essencial Limão)

Também neste caso deixamos “madurar” duas semanas.

A Água Rainha da Hungria estimula, purifica e drena a pele, melhora a circulação e é muito refrescante. Apresenta um cheiro muito fino e fresco. É um bom complemento para tratamentos de emagrecimento e reafirmantes. No verão, é um água de banho muito refrescante,  excelente tónico para a pele, e até mesmo um desodorante suave…

Podemos usar este tónico após o banho (com a pele ligeiramente molhada) para favorecer a activação da microcirculação. Também podemos usa-lo antes de aplicar tratamentos para a celulite, emagrecimento…. Em ambos os casos, permite e incentiva a penetração dos óleos aumentando a sua eficacia.

Mas não desanime se após usá-lo não parece ter dez anos menos. Pode ser apenas uma lenda ou mito….

O desafio foi lançado… Atrevem-se a experimentar???

Fiquem por aquí…

Hada Lavanda

Meu nome é Rocio Lorenzo, espanhola de nascimento, portuguesa de adoção e apaixonada por um estilo de vida natural e saudável. Para mim, fazer cosméticos é uma maneira de estar em contato com a natureza que nos dá tudo e nos ensina tanto.

9 thoughts on “Água Rainha da Hungria

  1. Adriane says:

    Oi, adorei conhecer a Hada Lavanda, fiz um curso de saboaria mas até agora não fiz nenhum sabonete pois estou com um pouco de dificuldade para fazer minhas próprias receitas, Gostaria de saber se posso usar as suas? Prefiro perguntar primeiro. Gostaria muito de saber fazer um batom tanto para crianças como para mim que tenho os lábios bem riscadinhos rsrs…Obrigada e adorei o blog

  2. Mirian Guerra says:

    Olá! Amei o post! Mas gostaria de saber o que significa var. cânfora referente ao óleo de alecrim. Obrigada!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *