Fator de Proteção Solar (FPS)

veranovintage

Sim. A primavera em Lisboa é uma das épocas do ano mais bonita mas o verão está chegando. Está na hora de adotar medidas para proteger bem a nossa pele do sol.

O sol é para tod@s e a proteção solar também deveria usada por tod@s. Sabemos que o espectro solar é formado por raios UVB, raios UVA, luz visível e infravermelhos.

Os raios UVB são os mais importantes no verão e os responsáveis pelo bronzeamento da pele, mas também pelas queimaduras solares, pela vermelhidão, e pela escamação da pele. Ou seja, têm um efeito imediato, que se nota poucas horas depois.

Os raios UVA atuam durante o ano todo e são os responsáveis diretos pelo envelhecimento da pele traduzindo-se em rugas, linhas de expressão, manchas…. Isto significa que os seus efeitos não se notam logo, mas sim ao longo dos anos. Infelizmente, e quanto aos raios UVA, o sistema numérico não funciona. É muito importante procurar também proteção UVA. Existem ingredientes ativos que protegem contra os raios UVA, sendo eles o Dióxido de Titânio o Óxido de Zinco.

O FPS (fator de protecção solar) indica quanto tempo é que um protetor aumenta a capacidade da defesa natural da pele, antes de queimar. Por exemplo, uma pessoa cuja pele normalmente queime passados 10 minutos de exposição solar, com um FPS 15 estará protegida 15 vezes (o equivalente a mais ou menos 150 minutos).

Para alcançar um bronzeado gradual mais uniforme e saudável, é essencial aplicar um produto com fator de proteção solar e que proteja igualmente contra os raios UVA. Quanto mais elevado o índice de protecção solar, mais longo o período de tempo em que estamos protegid@s.

Estimativa da proteção conferida pelos diferentes SPF (internet):

  • FPS 2 bloqueia 50% dos raios UVB 
  • FPS 4 bloqueia 75% dos raios UVB 
  • FPS 8 bloqueia 87% dos raios UVB 
  • FPS 15 bloqueia 93% dos raios UVB 
  • FPS 30 bloqueia 97% dos raios UVB 
  • FPS 50 bloqueia 98% dos raios UVB 
  • FPS 100 bloqueia 99% dos raios UVB

Dicas:

  • Aplique uma porção generosa de creme em cada zona do corpo (rosto, lábios, pescoço e decote, barriga, braços, costas e pernas) e espalhe uniformemente. As queimaduras solares ocorrem muitas vezes quando o protetor solar não é aplicado em zonas como as orelhas, o nariz, as costas das mãos e dos pés, a pele junto aos limites do biquíni, a testa e a nuca.
  • Renove a aplicação a cada duas horas e sempre depois de transpirar, de nadar (por mais que se afirme que o protetor não sai na água, o contato com ela reduz o tempo de proteção) e de se limpar com a toalha.   
  • Espere 20 minutos após a aplicação do protetor para se expor ao sol ou entrar na água.   
  • Evitar se expor ao sol entre 10h e 16h pois é quando a irradiação solar tem o maior potencial para causar mais danos a pele.

Voltaremos a falar no futuro sobre o FPS: óleos vegetais, óleos essenciais, ativos

O que acham?
Só com o vosso apoio podemos melhorar e crescer!!!

Tudo para fazer cosméticos artesanais em: https://hadalavanda.pt/

Hada Lavanda

Meu nome é Rocio Lorenzo, espanhola de nascimento, portuguesa de adoção e apaixonada por um estilo de vida natural e saudável. Para mim, fazer cosméticos é uma maneira de estar em contato com a natureza que nos dá tudo e nos ensina tanto.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *